A Rússia enviou mais forças para sua fronteira com a Ucrânia e pode lançar uma invasão a qualquer momento, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta sexta-feira.
Ele afirmou que Washington continua a retirada de pessoal de sua embaixada na Ucrânia e repetiu um apelo do Departamento de Estado aos cidadãos norte-americanos na Ucrânia para que deixem o país imediatamente.
“Simplificando, continuamos vendo sinais muito preocupantes da escalada russa, incluindo novas forças chegando à fronteira ucraniana”, disse Blinken em entrevista coletiva na cidade australiana de Melbourne.
“Como dissemos antes, estamos em uma janela em que uma invasão pode começar a qualquer momento e, para ser claro, isso inclui durante as Olimpíadas.”
A Rússia, que tem mais de 100.000 soldados perto das fronteiras da Ucrânia, nega as acusações ocidentais de que pode estar planejando invadir sua ex-vizinha soviética. Os Jogos Olímpicos de Inverno estão sendo realizados em Pequim até 20 de fevereiro.
No dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na semana passada, China e Rússia declararam uma parceria “sem limites”, apoiando-se mutuamente nos impasses na Ucrânia e em Taiwan com a promessa de colaborar mais contra o Ocidente.
Fonte: Reuters